top of page

Caixa de Janeiro/25

Queijo Meia Cura e Doce de Leite

Pérola da Serra

Itanhandu (MG)

Mais um queijo da Pérola da Serra, de Itanhandu MG, na caixa do Mantiqueirias. Agora tem um queijo meia cura, “com sessenta dias de maturação, de massa untuosa, macia e frutada”, explica o produtor Pedro Cunha, que chama a peça de Pedra Branca. O queijo, de casca mofada, vai bem com vinhos e com cervejas artesanais, como as duas da Cervejaria Jybá, que estão na seleção do mês. E tem também um doce de leite, “pra comer sem culpa”, diz Pedro, já que tem somente 10% de açúcar na composição. O resto é só leite e bicarbonato. 

Queijo com Manjericão

Fazenda Bom Sucesso

Itanhandu (MG)

Dizem os mineiros que não tem comida ruim, tem comida sem queijo. Essa máxima é repetida pela Marissol, da Fazenda Bom Sucesso, de Itanhandu MG, que produz queijos, claro, como uma peça deliciosa com manjericão que está na caixa de janeiro.  É um Mantiqueira de Minas! “O manjericão é da nossa horta orgânica”, conta a produtora. Dá pra comer puro, ou então colocar azeite e tomatinhos pra realçar o sabor. 

Cervejas IPA e Sour

Cervejaria Jybá

Itajubá (MG)

Duas cervejas fáceis de beber estão na seleção de janeiro do Mantiqueirias! Fui a Itajubá MG conhecer a fábrica do Pedro, da Cervejaria Jybá.
O nome é uma homenagem ao nome da cidade, que originalmente era Itagyba, que significa rio de pedras que do alto cai, em tupi. As cervejas escolhidas são uma Catharina Sour, “tipicamente brasileira, leve refrescante, teor alcoólico baixo, levemente ácida, com adição de goiaba, goiabada, marmelo e marmelada”, explica o produtor. A outra é uma IPA, “tradicional, mais potente, mais amarga, mas com equilíbrio, fácil de beber”. 

Farofa Crocante Sabor Torresmo

Monu's Charcutaria

Taubaté (SP)

Uma farofa muito crocante, com torresmo bem sequinho. Assim é a farofa da Marisa, da Monu’s Charcutaria, de Taubaté SP.  “Ela é feita com proteína de soja, temperada naturalmente. E não tem pimenta, só condimentos naturais”, avisa a produtora. Vai bem naquele churrasco em família, ainda mais agora, chegando o verão.

Farofa Crocante com Torresmo

Monu's Charcutaria

Taubaté (SP)

Tem coador de café sustentável e também personalizado na caixa do Mantiqueirias. Obra do Thiago, da Hey Wood, de Santa Rita do Sapucaí MG.  A base do coador é uma bolacha de madeira de pé de café. “Pegamos essas madeiras na lavoura, cortamos as bolachinhas, depois tem a secagem, resinagem, lixamento e tratamento final para então fazer a gravação”, conta ele, lembrando que toda a madeira tem rastreabilidade, o que quer dizer, se sabe de onde veio o material. Curiosidade: pés de café, normalmente, são produtivos até uns 20 anos. Depois são derrubados para a plantação de novos. 

Caixa de Janeiro

Mantiqueirias

Seis delícias de pequenos produtores da Mantiqueira! Além da assinatura, você pode comprar a caixa avulsa, seja para conhecer melhor a seleção, seja para dar de presente!

bottom of page