­
top of page

Caixa de Novembro/23

Cervejas Dilema

Yellow Bliss e Green Citra

Tremembé (SP)

Duas cervejas leves, e ainda assim complexas. São a IPA Green Citra, “bem leve, para dias quentes”, diz Vitor, da @cervejaria.dilema; e uma sour ale, a Yellow Bliss, “mais ácida, que leva maracujá e manga”. As latinhas, coloridas como todas as geladas da cervejaria de Tremembé SP, estão na caixa de novembro do clube, anunciando que o verão tá logo aí. Com pouco mais de 4 anos, a Dilema aposta em combinações diferentes, mudando constantemente seu cardápio. A IPA, sugere Vitor, vai bem com carnes vermelhas e comidas mais fortes; já a sour ale pede comidas mais gordurosas e também faz bonito com sobremesas.

Sal Boa Digestão

Pharmacia de Quintal 

Santo Antônio do Pinhal (SP)

Ana é naturopata, profissional que busca a cura do corpo por meio do uso de medicamentos naturais. A terapeuta vive hoje em Santo Antônio do Pinhal SP, mas criou a Pharmacia de Quintal há 28 anos, em São Francisco Xavier SP. Nas prateleiras, temperos que têm o sal como base com sugestivos nomes: auto-estima, paixão, paciência e alegria são alguns deles. Na fitograstronomia, os temperos ajudam a melhorar o funcionamento do corpo e evitar doenças, diz Ana. Para a caixa de novembro do Mantiqueirias, o Sal Boa Digestão, que leva manjerona, aipo e alecrim. “Pode ser usado em saladas, pratos quentes, sanduíches ou mesmo uma pitada na boca”, sugere ela.

Doce de Leite Serra da Carapuça

Estiva (MG)

José e Cátia deixaram seus empregos para investir em doce de leite. Em terras mineiras, a receita onde a base é o leite e um pouco de açúcar (e muito tempo de fogo) sempre dá certo. Usando o leite do gado do pai da Cátia, em Estiva MG, o casal criou o Serra da Carapuça, que tem versões com coco e café. Mas na caixa do Mantiqueirias está o puríssimo, de cor escura e com uma textura incrível.

Caponata Palmier

Santo Antônio do Pinhal (SP)

Uma caponata artesanal com legumes da Mantiqueira. É a receita clássica que o Xandão, paulistano que se mudou para Santo Antônio do Pinhal SP há 8 anos, prepara de uma forma diferente. “Eu defumo os legumes a quente, pois entendo que a fumaça é um sabor do antepasto”, diz o produtor, que disponibiliza também tomates confit e mostarda na Padaria Francesa Palmier, do casal Jaque e Alex. O local é hoje dividido com produtores como Xandão. “São 37 parceiros da região” conta, em sua maioria fornecedores para os pães e doces de local. Nesse número está o premiado Azeite Veroli, de Sapucaí Mirim MG, usado na caponata.

Queijo Malacaxeta

Bolderini

Pindamonhangaba (SP)

O Malacaxeta já esteve na caixa do Mantiqueira e fez muito sucesso! O que é bom a gente repete, né? A produção de queijos é quase centenária na Queijaria Bolderini, em Pindamonhangaba (SP). Mas foi com Felipe, da quinta geração, junto com a esposa Talita, que a arte de fazer queijos virou negócio: “Fui estudar para entender como produzir queijos e vender”, conta Felipe. Desde 2018, então, peças como o Borbinha, “cremoso, com sabor e aromas mais intensos” e o Malacaxeta, conquistaram muitos fãs. “Só trabalhamos com leite aqui do sítio, de gado mestiço”, explica.

O queijo escolhido tem esse nome por conta de um morro vizinho à propriedade, o Malacacheta. É um produto que apresenta massa cremosa, sabor suave, amanteigado, com casca fina e mofo natural. O casal indica vinho, cachaça e café como bons acompanhamentos, assim como pães, doces e embutidos.

Caixa de Novembro do Mantiqueirias

bottom of page